A Casa da Mesquita integra a fileira da resina natural, um recurso renovável valorizado pela sua sustentabilidade e utilização em setores como cosmética, farmacêutica, tintas naturais, adesivos, entre outros.
Com base no Relatório Final “Cálculo da Pegada de Carbono da Resina Natural Europeia” (2021), desenvolvido no âmbito do projeto transnacional SustForest Plus, foi avaliado o impacto ambiental associado à produção e transformação da resina natural na Península Ibérica.
Resultados Principais
A pegada de carbono associada à resina natural é significativamente inferior à de alternativas de origem fóssil, como o Crude Tall Oil (CTO) ou outros derivados do petróleo.
Os valores médios obtidos por tonelada de produto foram:
Colofónia: entre 0,21 e 0,31 kg CO₂e/kg
Terebentina: entre 0,34 e 0,50 kg CO₂e/kg
Na prática, os produtos derivados da resina natural representam apenas 32% a 47% da pegada de carbono associada ao CTO, reforçando a sua vantagem ambiental.
Porque tem menor impacto ambiental?
A resina é um recurso renovável, obtido sem necessidade de abate de árvores.
A atividade de resinagem promove a gestão ativa da floresta, contribuindo para:
redução do risco de incêndios
dinamização das economias rurais
apoio ao emprego local
Contributo para a Bioeconomia Europeia
Este estudo confirma que a resina natural europeia é uma matéria-prima alinhada com os objetivos da transição climática e bioeconomia da União Europeia, oferecendo uma alternativa sustentável e com menor impacto climático para setores industriais estratégicos.