Estação de Biodiversidade E6
Corredor Ecológico Secundário e Charca
Esta estação de biodiversidade é localizada a norte da Ribeira da Brava, num dos corredores ecológicos secundários correspondentes às linhas de água que alimentam esta ribeira.
Estamos numa zona onde os pequenos vales de aluvião se encontram com vegetação herbácea (pastagens) e cereais tendo em vista a promoção de comida para a fauna existente.
A linha de água está associada a nascentes existentes na zona superior do vale, correspondendo às zonas de máxima infiltração. As nascentes dão origem a pequenas charcas que nas alturas de maior pluviosidade descarregam as águas na pequena vala existente, criando uma linha de água de caracter torrencial
O Sesimbra Natura Park procedeu à construção de pequenas represas de forma a captar a água de escorrência permitindo aumentar a disponibilidade desta à superfície, facto que vai permitir a mais fácil sobrevivência da fauna, dada a importância deste recurso nas populações de mamíferos, aves, anfíbios e répteis.
Para a promoção da fauna é critico a disponibilidade de comida e de água de forma a diversificar a flora e a fauna criando uma cadeia trófica (cadeia alimentar onde cada espécie alimenta-se de outras espécies animais e/ou vegetais, mas por sua vez serve de alimento a outros animais).