A Herdade da Mesquita oferece uma ampla gama de infraestruturas e atividades que proporcionam experiências únicas em contacto com a natureza. No seu conjunto os equipamentos permitem disponibilizar aos visitantes apoio a um conjunto diversificado de desportos e uma zona de estadia agradável, com excelente vista sobre a Serra da Arrábida e Serra do Risco.
As infraestruturas foram pensadas com o objetivo de criar uma zona de sombra, no entanto permitem uma utilização muito diversa para eventos sociais, culturais, artísticos e desportivos.
Os pontos de observação de fauna completam a oferta da zona permitindo a observação e fotografia das inúmeras espécies existentes. As lagoas também podem ser utilizadas para provas e mostras de cães de caça, ligadas ao Centro Pedagógico Canino.
Um espaço naturalizado criado a partir de antigas áreas de extração. Hoje é utilizado para desportos náuticos e eventos e outras atividades recreativas culturais e sociais. A exploração, modelação e recuperação das explorações de areia da Mata de Sesimbra encontra-se regulada pelo PPZSMS e pelo respetivo Plano de Gestão Ambiental. A recuperação das explorações é realizada através da criação de planos de água, cuja forma é naturalizada mediante uma exploração seletiva das diferentes áreas e pelo controle da profundidade de dragagem. Esta metodologia de exploração e recuperação tem sido aplicada desde 2004, e as plantações foram realizadas com árvores de maior porte de forma a permitir uma disponibilização mais rápida dos planos de água para outros fins que não os industriais.
A zona dos lagos dedicada ao recreio e lazer tem uma área de cerca de 2,2 hectares encontrando-se totalmente vedada e permite o acesso a uma lagoa onde se podem desenvolver os diversos desportos. É constituída por:
Duas estrutura ligeiras de apoio, cobertas, para atividades desportivas e culturais com 220 m2 e 192 m2.
Estrutura ligeira de apoio coberta para picnic com 200 m2.
Vestiários / sanitários para homens e senhoras.
Copa.
Roulote móvel com Licenciamento zero para atividades de restaurantes n.e (CAE 56107) e Atividade secundária 93293 e secção acessória para venda de produtos regionais.
Palco com zona de espetáculos.
Zona de praia (não balnear) embarcadouro.
Lagoa com 13 hectares com 3 ilhas e uma segunda lagoa de 1 hectare.
Zona de estadia com areia e um pontão de embarque e estacionamento.
Pontos de observação de fauna, nomeadamente avifauna existente nas lagoas (lontras, javalis, garças, raposas).
Estacionamento para 750 carros.
Na envolvente da Casa do Pomar, integrado no mesmo equipamento, a Herdade da Mesquita possui um conjunto de infraestruturas que completam a Quinta Pedagógica um local educativo onde crianças e adultos podem interagir com animais e aprender sobre práticas agrícolas tradicionais.
Zona de receção de visitantes.
Zona de sombreamento e de merendas equipada com uma bancada de trabalho, com uma trempe e frigorifico para cozinhar, podendo dar apoio a convívios, patuscadas, festas de aniversário e ateliers pedagógicos.
Zona de caixa de areia com parque infantil.
Horta de Aromáticas.
Pomar de citrinos, prunóidas e Olival
Pequena Horta Pedagógica.
Pomar experimental de pomóidas e vinha de variedades locais e regionais com uma dimensão de 3,5 hectares.
Mostra de diversos animais típicos de uma Quinta (cabras, ovelhas, patos, galinhas, gansos).
Zona de pastagem e charcas para os animais beberem.
Infraestrutura para interação com as plantas e os animais existentes.
Esta estrutura será no futuro a base para um conjunto de programas pedagógicos ligados à agricultura, fruticultura e floresta, cujo objetivo é a aprendizagem “in loco” de metodologias de produção de alimentos e da importância do sistema florestal no equilíbrio natural.
O Campo Base serve como ponto de recepção e briefing para visitantes, oferecendo diversas atividades de lazer e recreio na natureza, além de suportar as operações agroflorestais da propriedade. Esta zona engloba:
Estacionamento para carros e autocarros.
Pavilhão Agroflorestal (360m²).
Edifício Polivalente (360m²).
Casas de banho e vestiários para funcionários.
Copa para refeições .
Escritório.
Espaço para futura adega experimental e processamento de frutas.
Cozinha de apoio e zona de frio.
Sala polivalente e banheiros públicos.
Áreas Externas Sombreamento com 220m² e mesas de exterior.
Assador e forno a lenha para atividades.
Área vedada de mais de 1 hectare para atividades de recreio e lazer.
Zona de jogos tradicionais.
Dois campos de vôlei/badminton de praia.
Charca vedada com patos e zona de observação.
Zona Recreio e Lazer associada a Circuitos Pedestres, Ciclovias e BTT
A Casa da Mesquita tem uma vasta rede de caminhos florestais dos quais 25 km são cicláveis, são ideais para práticas desportivas de corta-mato e para percursos pedestres. O passeio pedestre é a melhor forma de conhecer a fauna e a flora da região e fazem a ligação entre as diversas zonas, encontram-se identificadas das 50 estações de biodiversidade e das zonas com melhores pontos de vista, no entanto esta atividade carece de sinalética para mais autonomia dos visitantes.
Zona de Recreio e Lazer associada ao Desporto Aventura
A cerca de 500m da receção foi criado um conjunto de áreas que permitem a prática de paintball, arborismo, slide, escalada, rapel, tiro com arco e acolhimento com pernoita de grupos de jovens. Nesta zona encontram-se instalações sanitárias.
Parque de Arvorismo - Um espaço para aventuras nas copas das árvores. Parque de Paintball: Ideal para jogos em grupo num ambiente natural.
O campo de arvorismo está localizado na proximidade do campo de paint-ball, ocupando uma área de cerca de 5.000 m2. É constituído por um conjunto de pontes de corda existindo sempre uma linha de vida ao longo de todo o percurso. Nas plataformas, o sistema permite a passagem de uma ponte para outra sem retirar o arnês da linha de vida, garantindo assim que os visitantes estão sempre ligados a um sistema que impede a sua queda. As pontes encontram-se a uma altura que varia entre os 8 e os 9 metros. Ligado ao percurso de arvorismo, a Casa da Mesquita disponibiliza uma parede de escalada. A saída dos percursos é realizada por um slide com um comprimento na ordem dos 60 metros.
A zona de arborismo está inserida numa área de pinheiro bravo de grandes dimensões, encontrando-se perfeitamente integrada na exploração agroflorestal, dado que estas árvores não são para abater pois são uma fonte de sementes que vai permitir a renovação do pinhal bravo existente. Devido à altura, existindo crianças e adultos com receio de uma atividade tão radical, criou-se paralelamente a esta zona, o mini-arvorismo, que consiste numa uma instalação similar instalada a menor altura para todos poderem ter esta experiência.