Estação de Biodiversidade C14
Charca do Chagão (Ribeira da Brava)
Esta estação de biodiversidade é localizada a sul da Ribeira da Brava, correspondendo a uma charca permanente que é alimentada por 3 nascentes de água. Estas nascentes nunca secam permitindo sempre a alimentação desta charca que descarrega para a Ribeira da Brava.
Esta linha de água alimenta também este ponto de água que é dos mais importantes do Sesimbra Natura Park, dado o seu caracter permanente.
A charca ocupa um antigo arrozal do início do século XX, predominando na envolvente um solo do tipo turfeira resultante da decomposição de matéria vegetal. Este tipo de solo, juntamente com a abundância de água, permite o desenvolvimento de uma vegetação luxuriante que tem de ser devidamente controlada, dado o perigo de incêndio. A urze branca (Erica arborea) é uma presença regular, assim como exemplares de boa dimensão de Borrazeira negra (Salix atrocineria), Tifa (Typha latifolia) e caniço (Phragmities australis). Na envolvência podemos observar algumas zonas de pinheiro bravo (Pinus pinaster), mas o pinheiro manso (Pinus pinea) predomina com exemplares de grande dimensão e antiguidade.
Na proximidade podemos observar um grande exemplar de Tília (Tilia cordata) de onde é recolhido o chá que é tanto apreciado. Igualmente podemos observar diversas figueiras (Ficus carita), dado estes terrenos terem sido ocupados no início do século XX por rendeiros (na altura denominados por colonos).
A fauna é muito diversificada sobretudo a nível de insetos e anfíbios. Diversas aves têm presença regular, nomeadamente passeriformes, poupas e garças.