Estação de Biodiversidade E1
Corredor Ecológico da Ribeira da Brava (Várzea)
Esta estação de biodiversidade é localizada no corredor ecológico da Ribeira da Brava, no vale aluvial e permite observar uma zona de grande beleza com a várzea onde se realizam sementeiras de cereais para promoção de comida para a fauna.
A galeria ripícola encontra-se pouco desenvolvida, dado que esta zona, ao estar arrendada até recentemente, não era convenientemente tratada. Nos últimos anos a várzea foi lavrada e gradada para a execução das sementeiras, a vala da ribeira foi limpa, recuperaram-se charcas que existiam antigamente e iniciou-se o processo de colocação de vegetação ripícola.
A vegetação de enquadramento, constituída por pinheiro manso de bom porte, foi limpa, tendo sido eliminados os pinheiros bravos em competição com outras árvores e realizaram-se plantações de pinheiro manso e sementeiras de sobreiro.
O pinheiro manso plantado foi sujeito a enxertia de forma a que entre em produção mais cedo e aumente a quantidade de pinha produzida.
Esta estação encontra-se ao pé dos furos de água da Câmara Municipal de Sesimbra que permitem abastecer o Concelho. Esta zona florestal, no eixo do sinclinal de Albufeira, permite a existência de um aquífero em profundidade com capacidade e qualidade para abastecimento de água à população.