Estação de Biodiversidade R3
Montado
Esta estação de biodiversidade é localizada numa das maiores zonas de montado de sobro do Sesimbra Natura Park, podendo-se observar zonas com uma grande diversidade de densidade de árvores. Nas zonas com menor densidade arbórea são realizadas culturas arvenses (cereais), normalmente destinados à alimentação da fauna existente, e a criar palha destinada à Quinta Pedagógica.
A diversidade florística é bastante grande, sobretudo no estrato arbustivo e herbáceo, com a presença da esteva, do sargaço, da roselha, da carvalhiça, do rosmaninho, etc. Essa diversidade florística, leva à existência de inúmeros insectos que servem de alimentação às aves existentes. A avifauna também é muito diversificada, com a presença regular do pombo bravo, do gaio, da águia de asa redonda, a águia de bonelli, do peneireiro e de inúmeros passeriformes.
O sobreiro dá a bolota que em meados de Outubro começa a cair, servindo de alimento aos javalis. Estes encontram-se escondidos durante o dia, servindo-se destas zonas de alimentação à noite, como se pode observar nas fotografias da estação de biodiversidade 16. A raposa também é muito abundante.
O sobreiro para além da glande (bolota) utilizada na alimentação do gado, produz a cortiça a cada 9 anos, tempo que a casca demora a crescer de novo até atingir uma espessura ideal que não prejudica o desenvolvimento da árvore, assim como lenha para lareiras e para fornos a lenha.