Estação de Biodiversidade C12
Principais corredores ecológicos da Mata de Sesimbra
Corredor Ecológico da Ribeira da Brava (Várzea)
Esta estação de biodiversidade é localizada no corredor ecológico da Ribeira da Brava, junto ao vale aluvial. Em 2003 esta zona encontrava-se totalmente coberta com um povoamento puro de pinheiro bravo (Pinus pinaster), como podemos observar nas fotografias, sendo a sua biodiversidade e importância ecológica muito limitada. As zonas abertas dentro duma área florestal (clareiras), são muito importantes dado criarem zonas de alimentação para a fauna perto de zonas de abrigo e de nidificação.
Tendo em vista a melhoria das condições ecológicas da zona, procedeu-se a partir de 2003 ao corte completo dos pinheiros bravos existentes no vale aluvial, procedeu-se à eliminação dos sobrantes, refez-se o leito de escoamento da ribeira da Brava e procedeu-se a sementeiras de cereais na zona aluvionar que permitiram uma grande dinamização da fauna existente.
Como enquadramento do vale os trabalhos têm vindo a desenvolver-se com plantações de pinheiros mansos, limpeza dos carrascos, limpeza dos pinheiros mansos, corte de pinheiros bravos de forma a garantir espaço para o desenvolvimento dos sobreiros e dos pinheiros mansos existentes e dinamização da regeneração natural.
Na envolvência temos zonas com piôrro (Juniperus navicularis) , carrasco (Quercus coccifera), carvalhiça (Quercus lusitanica), Loureiro (Laurus nobilis) e Urze branca (Erica arborea)