Estação de Biodiversidade C9_EB2_NOVA
Corredor Ecológico da Ribeira da Brava (Pinheiro Manso, Carrascos, Medronheiro, Carvalhiça)
Esta estação de biodiversidade é localizada no corredor ecológico da Ribeira da Brava, na zona de enquadramento norte do vale aluvial. É uma zona de grande biodiversidade com povoamentos puros de pinheiro manso e povoamentos mistos de pinheiro manso e sobreiro. O pinheiro bravo, embora ainda presente, tem uma densidade já bastante pequena. Este tipo de povoamento florestal será o preponderante no futuro do Sesimbra Natura Park, conjuntamente com os montados e sobreirais, depois de completada a reconversão florestal que irá demorar mais de 30 anos.
A nível arbustivo esta zona também é muito rica, com a presença do piôrro (Juniperus navicularis), do carrasco (Quercus coccifera), da carvalhiça (Quercus lusitanica), do tojo (Ulex europaeus) e do medronheiro (Arbutus unedo).
Nesta estação temos a presença de um medronheiro de porte arbóreo, na encosta do vale. Mais para nascente, o tipo de solo muda permitindo o aparecimento de inúmeras cistáceas como a esteva (Cistus ladanifer) e o sargaço (Cistus salvifolius), a murta (Myrtus communis) e a aroeira (Pistacia lentiscus).
Na proximidade temos uma zona de pinheiro manso com cereais no sub-coberto de forma a permitir criar pontos de alimentação da fauna. Nesta zona também foi criada uma pequena charca que permite reter água durante a maior parte do ano. Os animais necessitam de abrigo, de zonas de nidificação, de comida e de água (conjunto de condições que forma o habitat) de forma a poderem sobreviver e criarem uma população sustentável.
Tal como na estação de biodiversidade 32, o caracter marcadamente florestal da envolvência, e o espaço aberto do campo agrícola, permite a criação do habitat ideal para as aves de rapina como a Águia de Asa-Redonda (Buteo buteo) e a Águia de Bonelli (Hieraaetus fasciatus). O charneco (Cyanopica cyanus), a poupa (Upupa epops) assim como inúmeros passeriformes são bastante comuns nesta zona.