A Casa da Mesquita está a implementar um projeto de valorização florestal inserido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), especificamente através do “Aviso N.º 04/C12-i01.01/2023 – Beneficiação de Povoamentos de Pinheiro-bravo com Potencial para a Resinagem”, com financiamento do Fundo Ambiental e da União Europeia – NextGeneration EU. (Projeto C81)
Esta iniciativa visa a reativação da resinagem na Herdade da Mesquita, localizada no concelho de Sesimbra, promovendo a diversificação da produção florestal, a sustentabilidade e a resiliência ambiental deste ecossistema. A área de intervenção totaliza 175.9 hectares, abrangendo povoamentos de pinheiro-bravo (Pinus pinaster) que apresentam elevado potencial produtivo e ambiental.
Entre os principais objetivos do projeto destacam-se:
● Aproveitamento da regeneração natural tendo com vista ao desenvolvimento florestal futuro e beneficiação dos povoamentos através da gestão da carga combustível, redução de densidades e desramações.
● O aumento da rentabilidade dos povoamentos de pinheiro-bravo, através do aproveitamento sustentável da resina, promovendo a bioeconomia circular e a criação de emprego local qualificado.
● O reforço do papel da resinagem na defesa da floresta contra incêndios, graças ao aumento da presença humana, gestão ativa dos combustíveis e vigilância permanente do território.
● A promoção da multifuncionalidade do espaço florestal, apoiando a biodiversidade, a conservação de habitats, o turismo ecológico e a educação ambiental.
● O compromisso com uma gestão florestal responsável, certificada pela FSC, assegurando práticas sustentáveis e integradas na fileira do pinho.
● O contributo da resinagem para o sumidouro do carbono a dois níveis:
○ Produto natural com melhor pegada de carbono que as resinas alternativas feitas a partir do petróleo e mesmo do Tal-Oil
○ Pratica florestal que reduz a perigosidade de incêndio.
Ao longo do projeto serão promovidas várias ações de comunicação e disseminação, incluindo relatórios com resultados, visitas de campo abertas à comunidade e eventos institucionais em articulação com as entidades regionais e o município de Sesimbra.
Este projeto é financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, através do Fundo Ambiental e com o apoio da União Europeia – NextGeneration EU, cumprindo todas as obrigações de divulgação e promoção da intervenção pública, conforme as normas de comunicação em vigor