Estação de Biodiversidade R5
Floresta Mista (Pinheiro Bravo, Sobreiral, Murta, Carvalhiça e Azinheiras)
Esta estação de biodiversidade é localizada numa das zonas de floresta mista de pinheiro bravo, sobreiro e pinheiro manso. Tal como na estação de biodiversidade 24, a metodologia de exploração do pinheiro bravo em regime ajardinado, permitiu o desenvolvimento de uma grande diversidade florística representada por inúmeros exemplares de sobreiro e azinheira, que, com o tempo, vão substituir gradualmente os pinheiros bravos existentes.
Esta reconversão florestal, irá permitir a diminuição da densidade do pinheiro bravo, sendo este substituído por sobreiro, azinheira e pinheiro manso, espécies mais adaptadas ao clima mediterrânico.
A nível arbustivo, esta zona tem uma grande diversidade, com a presença do medronheiro, da murta, da aroeira, da esteva, do sargaço, da roselha, do rosmaninho, do tojo, etc.
Este conjunto de estações de biodiversidade (22 a 26) permitem a obtenção de um conjunto muito diversificado de fotografias de flores e cogumelos.
Nestas zonas de floresta mista, podemos observar inúmeros passeriformes como o pisco de peito ruivo, o pica-pau, o gaio, o cartaxo, a águia de asa redonda, o coelho, a raposa e a presença nocturna do javali, da geneta, etc.