Estação de Biodiversidade C15
Pinhal Bravo em Regime Ajardinado
Esta estação de biodiversidade é localizada a sul da Ribeira da Brava, correspondendo a uma zona de povoamento de pinheiro bravo (Pinus pinaster), com alguns exemplares de sobreiro (Quercus suber).
Podemos observar a vegetação característica deste tipo de povoamentos, com a predominância arbustiva dos tojos, e do halimium. Trata-se de uma zona com bastante densidade de árvores que bloqueiam o horizonte, dando-nos a sensação de estarmos no interior de uma floresta.
Esta zona tem vindo a sofrer cortes sucessivos de forma a diminuir a densidade de pinheiro bravo e a promover o aparecimento (sementeiras e regeneração natural) de sobreiros. Esta zona também será sujeita a plantações de pinheiro manso e à diversificação do estrato arbustivo.
Nesta zona de pinhal são bastante comuns pequenas flores de grande beleza que surgem com as primeiras chuvas. Para as descobrir é necessário procurar em redor com bastante atenção, dado serem normalmente bastante pequenas.
A produção de madeira realiza-se segundo o regime ajardinado, onde são retirados os pinheiros mais velhos, os doentes e os mal formados, garantindo a manutenção do coberto vegetal.