Estação de Biodiversidade L3
Pomar de Pinheiro Manso com Enxertia
O pinheiro manso (Pinus pinea) produz a pinha de onde se extraem os pinhões que podemos comprar nas superfícies comerciais. A pinha demora três anos para poder ser colhida já madura. De início, no primeiro ano, forma-se uma micropinha, que se desenvolve, no segundo ano, para uma pequena pinha. Por fim no terceiro ano, a pequena pinha cresce até atingir o tamanho final.
A colheita da pinha realiza-se nos meses de Inverno (a partir de Dezembro). Caso a pinha não seja apanhada ela seca e abre, deixando cair os pinhões que são as sementes que vão dar origem a novos pinheiros .
O pinheiro manso demora cerca de 20 a 30 anos a entrar em produção de uma forma rentável, isto é garantindo que os custos da apanha da pinha sejam inferiores à receita.
Esta estação de biodiversidade permite uma visão geral de um pomar de pinheiro manso, tendo cerca de metade dos pinheiros sido enxertados com clones muito produtivos. Isso irá permitir, não só uma antecipação, como um aumento da produção de pinha.
A densidade de enxertia tem a ver com o facto de que, no futuro, com o crescimento dos pinheiros, irá ser necessário realizar um desbaste (cortar os pinheiros em excesso), de forma a que os exemplares remanescentes possam desenvolver-se sem interferirem uns com os outros.