Estação de Biodiversidade R6
Floresta Mista (Pinheiro Bravo e Manso, Sobreiral, Azinheiras, Zambujeiros, Murta, Medronheiros, Aroeiras, Estevas)
Esta estação de biodiversidade é localizada numa das zonas de floresta mista de pinheiro bravo, sobreiro e pinheiro manso. Tal como na estação de biodiversidade 23, a metodologia de exploração do pinheiro bravo em regime ajardinado, permitiu o desenvolvimento de uma grande diversidade florística representada por inúmeros exemplares de sobreiro e azinheira, que, com o tempo, vão substituir gradualmente os pinheiros bravos existentes.
Esta reconversão florestal, irá permitir a diminuição da densidade do pinheiro bravo, sendo este substituído por sobreiro, azinheira e pinheiro manso, espécies mais adaptadas ao clima mediterrânico.
A nível arbustivo, esta zona tem uma grande diversidade, com a presença do medronheiro, da murta, da aroeira, da esteva, do sargaço, da roselha, do rosmaninho, do tojo, etc.
O medronheiro é uma das árvores mais bonitas do parque durante o mês de Novembro, dado que é nessa altura que o fruto fica maduro, de um vermelho intenso, ocorrendo simultaneamente a floração, que irá permitir o desenvolvimento dos frutos do próximo ano. O medronho permite a realização de compotas, crumbles, e aguardente.
O rosmaninho produz uma flor muito aromática da qual se extrai um óleo essencial utilizado na produção de cosméticos. Tanto o rosmaninho como o medronheiro são plantas melíferas, isto é são muito importantes para as abelhas fabricarem o mel, ajudando estes insectos a sobreviverem e a fomentar a polinização cruzada de variadas outras espécies, nomeadamente do pomar existente no Parque.