Estação de Biodiversidade R7
Zona de Floresta Mista (Pinheiro Bravo, Pinheiro Manso, Azinheira, Carvalhiça)
Esta estação de biodiversidade é localizada numa das zonas de floresta mista de pinheiro bravo e sobreiro. O sobreiro provém de regeneração natural das bolotas caídas que foram posteriormente transportadas para este local pelos pombos bravos e pelos gaios.
A exploração do pinhal bravo em regime ajardinado (sistema onde o corte dos pinheiros é apenas realizado nas árvores mais velhas, mal formadas e doentes), permite a existência de sombra e de mato que ajuda a germinação das bolotas e protege as árvores jovens do intenso calor do Verão. Com o desenvolvimento dos sobreiros, os pinheiros bravos vão sendo retirados de forma a que o desenvolvimento dos sobreiros até atingirem a idade adulta seja possível. Desta forma procedesse a uma reconversão florestal gradual e natural onde se mantém sempres o coberto vegetal e a diversidade florística.
Estas estação de biodiversidade têm ainda presente azinheiras, carvalhos cerquinhos, um exemplar notável de grandes dimensões de carvalhiça (arbusto rasteiro que normalmente nunca ultrapassa os 20/30 cm de altura), algumas charcas temporárias que permitem a existência de água superficial durante parte do ano, facto que permite a sobrevivência de inúmera fauna.