Estação de Biodiversidade C6
Corredor Ecológico da Ribeira da Brava - Pinheiro Manso, Sobreiros e Campo Agrícola do Espingardeiro
Esta estação de biodiversidade é localizada no corredor ecológico da Ribeira da Brava, onde o vale aluvial encontra-se preenchido por pinheiros mansos de bom porte, assim como algumas árvores jovens. Encontramo-nos no início do campo agrícola do Espingardeiro, zona onde a Ribeira da Brava começa a ter maior expressão, representada por uma charca permanente de boas dimensões e por uma vala que cruza toda a zona sul do vale e que se encontra presente em toda a sua extensão até a Ribeira abandonar o Parque mais a poente.
Trata-se de uma zona de grande interesse florístico, sobretudo na encosta norte, com a presença de sobreiros e pinheiros mansos e um estrato arbustivo diversificado com tojo, carvalhiça, medronheiro, etc.
O campo agrícola é normalmente utilizado para cereais de sequeiro tendo em vista a alimentação da fauna existente e para pastagem, dado a proximidade das charcas que permitem a existência de pontos de água superficiais acessíveis aos animais.
O caracter marcadamente florestal da envolvência, contrastando com o espaço aberto do campo agrícola, permite a criação do habitat ideal para as aves de rapina como a Águia de Asa-Redonda (Buteo buteo) e a Águia de Bonelli (Hieraaetus fasciatus). O charneco (Cyanopica cyanus), a poupa (Upupa epops) assim como inúmeros passeriformes são bastante comuns nesta zona.