Estação de Biodiversidade E2
Zimbro Monumental
Esta estação de biodiversidade é localizada perto do corredor ecológico da Ribeira da Brava, num corredor ecológico secundário que se desenvolve para Norte.
Os pinheiros bravos existentes no corredor ecológico definido pelo vale foram removidos, conforme definido no Plano de Gestão Ambiental da Mata de Sesimbra, a vala correspondente à linha de água está a ser recuperada e limpa, estando a realizar-se plantações e sementeiras das espécies previstas (pinheiro manso, sobreiro e espécies arbustivas) de forma a proteger a zona de escorrência evitando a erosão do solo.
Nas zonas afastadas da vala o terreno será utilizado para a implementação de sementeiras de cereais tendo em vista a promoção da fauna.
Assim, estes corredores ecológicos secundários serão zonas de clareira no interior da floresta, propícias à alimentação da fauna, tendo no entanto na proximidade zonas de abrigo e de nidificação.
Esta estação de biodiversidade permite observar para além de inúmeros pinheiros bravos (Pinus pinaster) , sobreiros (Quercus suber) e carrascos (Quercus coccifera), tem presente um exemplar monumental de zimbro (Juniperus turbinata) com mais de 8 metros de altura.
A dimensão deste arbusto é excecional, sendo o maior exemplar conhecido no parque e na Mata de Sesimbra.