Estação de Biodiversidade A4
Recuperação Pedreira e Charca
Esta estação de biodiversidade é localizada na zona recuperada da exploração de argila da empresa Cerâmica Vicente & Filhos Lda (pedreira era explorada antes pelas em presa Nunes&Nunes Lda e Eurocerâmica Lda). As primeiras empresas encerraram a atividade nos anos 90 e nos primeiros anos do atual século. A Cerâmica Vicente & Filhos entrou em insolvência com a crise da construção civil 2008/2015.
Dado o encerramento da laboração, a pedreira está a finalizar o encerramento, prevendo-se a realização das plantações no Inverno 2018/2019.
A recuperação tem sido realizada com o enchimento das cavidades resultantes da exploração de argila com terra, procedendo-se no final à plantação de espécies previstas no Plano de Gestão Ambiental da Mata de Sesimbra, como o Pinheiro manso, Carvalho cerquinho, Sobreiro, Medronheiros, Aroeiras, Pascoinhas, Folhados, Tamargueiras, etc.
A existência de argila junto à superfície (zona impermeável), permite a existência de nascentes que formam uma pequena charca permanente. Este ponto de água permite a sobrevivência da fauna nos meses de Verão, assim como permite a diversificação da flora com o nascimento de alguns salgueiros, árvores típicas das zonas ripícolas.
Podemos também observar pinheiros bravos resultantes de sementeira natural.