Estação de Biodiversidade A6
Recuperação de Pedreira de Argila
Esta estação de biodiversidade é localizada na zona reabilitada de exploração de argila. Esta pedreira foi explorada pelas empresas Eurocerâmica Lda (anos 80), Nunes&Nunes Lda (anos 90 e início do séc XXI e pela Cerâmica Vicente &Filhos Lda até ao encerramento da laboração da empresa em 2013, devido à crise de construção civil.
A escavação realizada foi preenchida com terras e a modelação do terreno foi realizada de forma a garantir o escoamento das águas para a Ribeira da Pateira. De seguida procedeu-se à plantação das espécies previstas no Plano de Gestão Ambiental da Mata de Sesimbra, como o sobreiro, o carvalho cerquinho, o pinheiro manso, o medronheiro, etc.
Na área mais a norte deixou-se uma zona de falésia onde se pode observar uma grande exposição de argila (zona cinzenta). Esta argila, após ser misturada com areia numa proporção de 70/30 permitia a fabricação de tijolos, para a construção e reabilitação de habitações.
Esta zona de falésia foi deixada propositadamente para ser utilizada para a nidificação do Abelharuco (Merops apiaster) e da Andorinha das barreiras (Riparia riparia)