Estação de Biodiversidade V2
Pomar Experimental de Variedades Locais e Regionais
Esta estação de biodiversidade permite uma visão geral do pomar experimental de variedades locais e regionais.
Pretende-se com este pomar, para além de preservar o material genético de algumas variedades locais em perigo de extinção, testar a sua produtividade, custos de produção e aceitação do mercado, dadas as suas excelentes características organoléticas, relativamente às variedades correntes no mercado.
O pomar é caracterizado por 8 espécies de frutícolas (castanheiros, ameixeiras, abrunheiros, macieiras, figueiras, videiras, marmeleiros e pereiras) e por 20 variedades que permitem a produção de fruta entre os finais de Junho e o início de Novembro.
Ocupando um terreno de 4 hectares, e com uma dimensão de 3.5 hectares, o pomar experimental foi plantado entre 2012 e 2013.
A produção deste pomar é escoada nas pequenas superfícies comerciais locais, por venda direta aos visitantes do Parque e na elaboração de vinho, doces e compotas, também disponíveis para compra na loja do Parque. De futuro, com a implementação dos empreendimentos turísticos da Mata de Sesimbra este pomar passará a abastecer diretamente esses empreendimentos, sendo possível a sua expansão nas variedades que se revelem mais económicas.
O Sesimbra Natura Park organiza atividades no pomar, que permitem ao visitante tomar conhecimento detalhado deste, dos métodos de produção, poda e tratamento, assim como participar na apanha da fruta.