Estação de Biodiversidade V4
Varanda de Sintra - Miradouro Mata de Sesimbra Norte/Poente e Zona de Montado e Sobreiral
Esta estação de biodiversidade é localizada num dos miradouros existentes no Parque, podendo-se observar toda a zona poente e norte da Mata de Sesimbra, a depressão da Lagoa de Albufeira e o vale da Ribeira da Apostiça. Ao longe pode ser observada a Fonte da Telha, e a norte, nos dias claros a Serra de Sintra e o Castelo da Pena.
Este miradouro ocupa um ponto alto na bordadura da antiga exploração de argila da empresa Cerâmica Vicente & Filhos Lda que se encontra encerrada devido à crise da construção civil de 2008/2011. A exploração está a ser cheia com terra de forma a preencher o buraco existente, seguindo-se plantações com as espécies previstas no Plano de Gestão Ambiental da Mata de Sesimbra (Pinheiro Manso, Sobreiro, Carvalho Cerquinho, Medronheiro, etc).
O corredor ecológico da Ribeira da Pateira, encontra-se na proximidade podendo ser observada parte do vale de aluvião (várzea) e da galeria ripícola associada a esta linha de água. A vegetação de enquadramento da ribeira é constituída por pinheiros manso de grande porte e por zonas de sobreiral.
Nas barreiras da exploração de argila nidifica todos os anos o abelharuco e a andorinha das barreiras. O abelharuco utiliza a zona da exploração igualmente para terreno de caça dos insectos de que se alimenta. Algumas destas barreiras vão ser mantidas de forma a ser possível observar os afloramentos de argila e de forma a criar pontos de nidificação.