Estação de Biodiversidade 16
Montado e Campos Agrícolas
Esta estação de biodiversidade é localizada numa das maiores áreas de montado de sobro do Sesimbra Natura Park, podendo-se observar zonas com uma grande diversidade de densidade de árvores. Nas zonas com menor densidade arbórea são realizadas culturas arvenses (cereais), normalmente destinados à alimentação da fauna existente, e a criar palha destinada à Quinta Pedagógica.
A vista sobre a Serra da Arrábida é magnifica, podendo esta formação ser observada por cima das copas das árvores do lado sul.
A diversidade florística é bastante grande, sobretudo no estrato arbustivo e herbáceo, com a presença da esteva, do sargaço, da roselha, da carvalhiça, do rosmaninho, do tomilho, das urzes, etc. Essa diversidade, leva à existência de inúmeros insetos que servem de alimentação às aves existentes. A avi-fauna é muito diversificada, com a presença regular do pombo bravo, do gaio, da águia de asa redonda, da águia de bonelli, do peneireiro e de inúmeros passeriformes.
O fruto do sobreiro é a bolota que em meados de Outubro começa a cair, servindo de alimento aos javalis. Estes encontram-se escondidos durante o dia, servindo-se destas zonas para alimentação durante a noite. As fotografias dos javalis foram tiradas no Sesimbra Natura Park, tanto a dos animais adultos a comerem de noite num cevadouro, como das crias (listrados) que foram encontradas abandonadas, possivelmente devido à morte da mãe. A raposa também é muito abundante.
Estas zonas de montado têm vindo a ser repovoadas de perdiz vermelha, podendo-se observar alguns exemplares com alguma sorte.