Estação de Biodiversidade V9
Montado e Pinheiro Manso e Carvalho Cerquinho
Esta estação de biodiversidade é localizada numa área que foi sujeita a plantações de pinheiro manso e sementeira de bolota de sobreiro, no âmbito da reconversão florestal do Sesimbra Natura Park, no sentido de diminuir a quantidade de pinheiro bravo (Pinus pinaster) e aumentar o número de espécies mediterrânicas melhor adaptadas endafo-climaticamente, como os sobreiros (Quercus suber), pinheiros mansos (Pinus pinea), carvalhos cerquinhos (Quercus faginea), carrascos (Quercus coccifera), carvalhiça (Quercus lusitanica), medronheiros (Arbutus unedo), lentiscos bastardos (Phillyrea angustifolia), aroeiras (Pistacia lentiscus), etc.
Esta zona foi sujeita a uma desdensificação regular do pinheiro bravo durante cerca de 10 anos, tendo-se realizado a plantação sucessiva de pinheiro manso, sobreiro e carvalho cerquinho de forma a ajudar a regeneração natural destas espécies que no caso do sobreiro é muito abundante.
Existem alguns exemplares de pinheiro manso e sobreiro já antigos que têm sido utilizados como banco de sementes de forma a proceder à reconversão florestal desta zona.
A existência de inúmeras pequenas árvores traduz o sucesso das plantações e sementeiras realizadas. O terreno é gradado regularmente colocando-se algum coberto herbáceo de forma a controlar a disseminação do pinheiro bravo que é muito abundante. Caso o terreno não seja sujeito a uma lavoura a cada três anos, verifica-se uma grande disseminação do pinheiro bravo proveniente de sementes das árvores localizadas a norte.
Pretende-se que no futuro esta área esteja coberta de floresta de pinheiro manso e sobreiro, alguns carvalhos cerquinhos nas zonas onde o terreno é mais argiloso, e medronheiros.