Pinheiro Manso (Pinus pinea )
Pinheiro Manso (Pinus pinea )
Estação de Biodiversidade E3
Corredor Ecológico Secundário (Pinhal Manso)
Esta estação de biodiversidade é localizada a norte da Ribeira da Brava, na zona superior de um dos corredores ecológicos secundários correspondentes aos vales criados pelas pequenas linhas de água de caracter torrencial (apenas corre água em alturas de muita chuva), e que alimentam a Ribeira da Brava.
É uma zona caracterizada por povoamentos puros de pinheiro manso (Pinus pinea) e povoamentos puros de pinheiro bravo (Pinus pinaster), com alguns sobreiros jovens (Quercus suber) provenientes de sementeiras realizadas pelo parque e de regeneração natural.
É uma zona que se encontrava totalmente coberta de pinheiro bravo que impedia o correto crescimento dos pinheiros mansos e sobreiros. A densidade existente destas árvores permitiu em algumas zonas a eliminação completa do pinheiro bravo de forma a permitir o desenvolvimento correto das outras espécies.
Esta zona tem características especialmente boas para o desenvolvimento do pinheiro manso e do sobreiro, como pode ser facilmente observado nos povoamentos existentes.