Estação de Biodiversidade E5
Miradouro Fontainhas (Mata de Sesimbra Sul)
Esta estação de biodiversidade é localizada num dos melhores miradouros do Parque, dado que permite uma vista extraordinária sobre a zona sul da Mata de Sesimbra, podendo-se observar a Serra da Arrábida e a Serra do Risco.
O atual coberto vegetal da Mata tem menos de 100 anos de idade e ocupa aquilo que eram terrenos de pastagem e culturas arvenses (cereais) que eram realizadas maioritariamente por colonos (rendeiros) que construíram as suas pequenas habitações pela propriedade, sendo conhecidas mais de 50 ruínas. Nesta altura o estrato arbóreo era quase nulo, como podemos observar dar fotografias do início do século XX.
Com o abandono da agricultura resultante da construção das vias de comunicação, associado ao pouco valor agrícola dos terrenos, originou que estes fossem sendo abandonados por estes rendeiros, tendo os proprietários dos terrenos investido na floresta como forma de os rentabilizar. É este coberto vegetal que hoje podemos ver no Parque e na Mata de Sesimbra.
O objetivo da reconversão florestal do Parque é fazer com que determinadas espécies que existiam antes da implementação da agricultura, possam voltar a desenvolver-se nestes terrenos.